quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O nosso cérebro

O cérebro humano é particularmente complexo e extenso. É imóvel e representa apenas 2% da massa do corpo, mas, apesar disso, recebe aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração. Divide-se em dois hemisférios:  o esquerdo e o direito.

 
O cérebro é um órgão muito importante do nosso corpo, encontra-se na cabeça e está protegido pelos ossos do crânio.
 
O cérebro é chefe, comenda o nosso corpo e controla tudo quanto fazemos. É cinzento, enrugado e parece uma esponja.
 
O cérebro permite-nos recordar coisas que nos aconteceram e é graças a ele que podemos pensar. Está dividido em dois hemisférios. O hemisfério esquerdo ocupa-se da linguagem, da escrita, da matemática… e o hemisfério direito ocupa-se das emoções e da fantasia.
 
O córtex cerebral encarrega-se de resolver os problemas difíceis, da memória, de raciocinar com inteligência sobre o que nos explicam.
 
O cerebelo está localizado debaixo do córtex e é muito pequeno. É a área que controla o equilíbrio, para que nos mantenhamos erguidos e direitos. Permite que alguns de nós façam surf, mantendo-se de pé numa prancha. Também coordena os nossos músculos para que trabalhem em articulação.
 
O tronco encefálico situa-se debaixo do córtex e diante do cerebelo. Ele coordena as funções vitais do corpo, como a circulação do sangue ou a respiração, e também se encarrega de organizar as mensagens que o cérebro  envia ao corpo, como se fosse o secretário do cérebro. Também se encarrega de controlar os músculos involuntários, como o coração ou os pulmões.
 
Os nervos são os encarregados de transportar as mensagens do cérebro por todo o corpo. São fios longos e delgados que se parecem com cabos telefónicos. Todos os nervos juntos formam o sistema nervoso,  que percorre todo o corpo. Há uma massa de tecido nervoso muito importante que se chama espinal medula e que está protegida pela coluna vertebral.
 
O hipocampo ocupa-se da memória. Para sabermos como funciona, podemos imaginar uma enorme biblioteca que guarda muita informação,  que se recupera à medida que vai sendo precisa.
 
A glândula pituitária é muito pequena, tão pequena como uma ervilha. Encarrega-se de produzir e libertar hormonas para o crescimento e funcionamento correto do nosso corpo.
 
O hipotálamo situa-se no centro do cérebro e encarrega-se da temperatura do nosso corpo e das sensações de fome e sono. O cérebro é o encarregado das nossas emoções: se estamos alegres ou tristes, aborrecidos ou satisfeitos, graças à amígdala, uma parte pequena que parece uma amêndoa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário