quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

As nossas fábulas

Hoje escrevemos fábulas. Foi interessante e puxou pela nossa imaginação.
Eis aqui algumas:

O coelho e a coelha
 
Era uma vez um coelho que estava a passear. Depois viu uma coelha muito bonita. Aproximou-se e perguntou-lhe:
- Hoje à noite, queres vir jantar a minha casa?
-  Está bem, mas não faças comida vegetariana. Eu só gosto de carne.
Nessa noite, a coelha Maria entrou na casa do coelho Henrique, que cheio de medo, tinha vestido um colete de proteção.
Jantaram calmamente. No fim do jantar apareceu um lobo que prendeu o coelho e acendeu a lareira para fazer um caldo de coelho. Logo de seguida, a coelha apareceu e mordeu no lobo. Soltou o coelho e disse:
-Como vês, não precisas de ter medo, eu sou boa.

Numial

 

O macaco e o pássaro

Era uma vez um pássaro e um macaco.
O pássaro cantava todas a manhã, mas ele cantava muito mal; por isso havia um conjunto de macacos que gozavam com ele:
 
- Cala-te pássaro já nem consigo ouvir bem do meu ouvido direito.
 
Um dia o pássaro disse ao macaco:
 
- Vamos fazer uma competição amanhã às 10 horas em ponto. E o macaco já convencido que ia ganhar, disse:
 
- OK, perdedor.
 
No dia seguinte às 9:59 horas o pássaro já estava no sítio combinado e o macaco também.
 
O pássaro pensava:
 
Tenho de ganhar, vou ganhar, tenho de confiar em Deus” acreditou tanto que começou a cantar muito bem.
 
O macaco cantou muito mal. No fim, o macaco pediu desculpa ao pássaro.
Moral da história: Não devemos gozar com os outros. 
 
                                                                                        Xico
 


 O cão e o gato
 

Era uma vez um gato chamado Peludo que foi dormir para a casota de um cão. O cão ao ouvir um gato a miar levantou-se e disse:
- Vai para a tua casa. O meu dono não quer que entrem aqui animais estranhos.
Depois o gato disse-lhe:
- Eu queria ter um amigo e só vi um animal que és tu. Queres ser meu amigo?
E o cão respondeu-lhe:
- Eu quero ser teu amigo, mas só podes cá vir aos fins-de-semana. Tens de te ir embora porque, em breve, o meu domo vem dar-me comida.
E lá se foi embora o gato.
No Sábado e no  Domingo o gato lá foi. O cão estava a preparar a festa do gato.
Convidou todos os amigos, cantaram os parabéns e abriu os presentes.  O gato ficou muito feliz e agradeceu muito ao cão:
-Obrigado cão, por me preparares esta festa com tantos amigos. Eu adorei esta festa. Obrigado outra vez.
Beatriz Miguel
 
O gato e o rato
Era uma vez um gato que estava na sombra da casa a comer. O rato, com muita calma, decidiu ir comer a comida do gato. O gato, ao ver o rato, resolveu apanhá-lo e comê-lo.
Enquanto estava a tentar apanhá-lo disse:
-Volta aqui seu rato estúpido!
O rato escondeu-se no meio da floresta e o gato voltou para trás.
No dia seguinte o gato estava atrás do rato e caiu num buraco que estava tapado com folhas. O rato, ao vê-lo preso, foi buscar uma liana para salvar o gato.
Mas antes de o salvar disse:
-Eu vou salvar-te mas é para tu não me comeres.
- Sim- disse o gato.
Depois de estar liberto, o gato disse-lhe:
- Obrigada por me teres salvado a vida.
Moral da história: Nunca devemos desvalorizar os outros.
 
Beatriz Fartaria de Oliveira       
 
A lebre e a tartaruga
Uma tartaruga estava a brincar quando bateu sem querer numa lebre que estava a dormir. A lebre acordou e disse zangada:
-Quem me acordou?
-Fui eu!-disse a tartaruga.
-Por me teres acordado vais fazer uma corrida contra mim. A lebre pôs cartazes em toda a floresta. Nos cartazes dizia que a corrida era dia 30 de Janeiro às 3 horas da tarde.
A tartaruga treinou todos os dias até ao dia final.
No dia final a lebre equipou-se toda de fitas azuis e a tartaruga não se equipou.
Começa a corrida. A lebre ia à frente.
A meio da corrida a lebre descansou porque a tartaruga vinha muito atrás. Quando a lebre acordou continuou a corrida, mas o que ela não sabia era que a tartaruga já tinha ganho a corrida.

Duarte

 
 A doninha e a tartaruga
Era uma vez uma doninha que viu uma tartaruga, no meio dum quintal com neve. A manhã estava muito fria e a doninha, vendo a tartaruga, atirou-lhe uma bola de neve.   
A tartaruga voltou a ficar sossegada, era apenas só uma brincadeira.
Mas a doninha mandou-lhe o seu horroroso cheiro insuportável e a tartaruga levantou-se.
-Sai daqui, doninha mal cheirosa!
A doninha ficou furiosa e atirou-lhe uma bola de neve.
-Ainda estou tranquila, não quero que ninguém me enerve – disse a tartaruga.
-Por mais que te esforces eu consigo estar calma.
Moral da historia: não devemos responder com violência, mesmo que os outros nos provoquem.
                                               Eduarda Machado Gonçalves  
                                                                                              
 
  A CEGONHA E O LEÃO
Era uma vez uma cegonha que andava a distribuir filhos desaparecidos aos animais. Quando chegou à serra das ovelhas, deixou um leão.
Quando se apercebeu que tinha havido um engano já o leão tinha escolhido uma mãe. A ovelha, quando percebeu que a cegonha lhe ia tirar o leão, deu-lhe um pontapé. Passaram 3 longos anos e o leão estava sempre a crescer como os outros carneiros e a sua mãe estava orgulhosa. Mas todos gozavam com ele. Os anos foram passando e o leão foi se tornando num animal enorme. Todos os animais, quando o viram tão crescido ficaram boquiabertos, e ficaram com medo dele. Mas, mesmo assim, nas lutas ele ficava com um olho negro. Uma vez, quando acabou de lutar, o leão foi parar ao lago, e é provável que todos se tenham rido dele. Daí em diante, o leão ficou a ser o rei das palhaçadas para as ovelhas.
Mural da história: não devemos julgar sem termos a certeza.
Maria       
 
 


A cobra e o cão

Era uma vez um cão e uma cobra, que discutiam muito quando se encontravam. A cobra não queria, mas o cão teimava  em brigar com a cobra.
Um dia o cão fez um jantar, para jantar com a cobra.
- Olá cão, o que é que estás a fazer?
-Estou a fazer o jantar, e ia agora mesmo convidar-te.
- Então porque é que espetaste pregos na cadeira?
- Era para tu te aleijares.
- Se tu tirares os pregos eu aceito o teu convite.- Ok, eu tiro os pregos mas depois sentaste e não sais dai até eu voltar.
- Ok.
- Eu volto já.
Quando o cão chegou, jantaram felizes e já não houve nenhuma discussão a partir desse dia.
Moral da história: estamos sempre a tempo de emendar as nossas atitudes e procurar o convívio fraterno com os outros.

                                                                                                                                                                                                                    Miguel
Marques

A cobra e o cavalo
Era uma vez uma cobra que estava com fome e um cavalo que estava a treinar para uma corrida de obstáculos.
O cavalo foi beber água, e a cobra, na sua toca já estava farta daquele barulho do cavalo a correr. A cobra saiu da toca, foi ter com o cavalo e disse- lhe:
- Ei tu cavalo, para de bater no chão!
E o cavalo respondeu:
- Mas eu estou a treinar para a corrida de amanhã?
E a cobra disse:
- Está bem, mas tens de me dar carne fresca, está bem?
E o cavalo concordou:
- Está bem.
O cavalo foi buscar a carne e deu à cobra.
No dia seguinte, o cavalo ganhou a corrida.
Moral da história: Devemos ajudar as pessoas quando é preciso.
 Miguel Neves



O tigre e o alce
Era uma vez um tigre que era o centro das atenções.
Quando estava a dormir, uma alcateia de lobos invadiu o seu território. Ele ficou sem nada e quis vingar-se.
Ao dirigir-se para o território dos lobos, encontrou um alce que fugiu para um sítio sem saída. Quando não tinha por onde ir disse:
-Por favor não me mates! Se me deixares fugir eu fico-te a dever a vida!
-Está bem!
O tigre lá o deixou fugir e pensou:
-Vou vingar-me dos lobos!
E continuou o seu caminho, mas não viu lobo nenhum.
Foi em frente e ficou cercado de lobos, era uma armadilha!
Nesse instante o alce disse:
-Lobos, deviam deixar os tigres em paz.
MORAL DA HISTÓRIA: é melhor resolver os problemas com palavras porque a violência só agrava os problemas.
Roda. A     
 
O esquilo doente
Num continente muito quente do outro lado do mundo, vivia um esquilo e um macaco.
Num dia quente, o macaco, trepando de liana em liana, encontrou-se com o esquilo. O macaco encontrou-o doente:
- Então, o que é que se passa?-perguntou o macaco.
- Estou meio doente da vista e não consigo avistar bem a comida.
- Eu ajudo-te. O que queres para comer?
- Algumas bolotas.
No fim da tarde, o macaco trazia um saco cheio de bolotas.
- Obrigado-disse o esquilo
- De nada-disse o macaco.
Moral da história: devemos ajudar os amigos sempre que precisem.
                                                                                                 Rodrigo Alves

Os animais
Na selva havia 2 animais cheios de sede. Era um boi e o outro o elefante. E ao lado deles estava a lagoa cheia de água.
O boi disse:
-Eu sou mais forte do que tu e vai ser fácil vencer-te.
Enquanto lutavam, o boi começou a perder cada vez mais força.
Depois da luta, o boi morreu e o elefante foi beber a sua água descansado.
Moral da história: às vezes os mais fracos são os mais fortes e os mais fortes são os mais fracos.
                                                     Mafalda Henriques Rodrigues

Um comentário: