sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Valéria e a Vida

Num dos dias da semana passada, peguei num livro para ler aos meus alunos.
Valéria e a Vida” é uma história já com alguns anos, que alerta para um problema que ainda subsiste: a preservação do ambiente.

O seu autor, Sidónio Muralha, é um escritor empenhado no reforço dos valores sociais e humanos e as suas obras tratam temas como a paz, o respeito pelos outros e pela natureza, a solidariedade e os afetos.

Antes de começar a ler a história, disse aos meninos que aquela era uma história que eu lia todos os anos aos meus alunos, nos meus primeiros tempos de lecionação, na esperança de contribuir para um mundo melhor.

Se fui capaz de transmitir aos meninos desse tempo o respeito pelo mundo em que vivemos, a verdade é que a mensagem de Valéria é atual e precisa de continuar a ser passada, na esperança de angariar mais gente empenhada na causa ambiental.

Eis o resumo dos resumos dos meus alunos de agora:
Valéria e a vida

Valéria era uma menina que gostava de passear ao ar livre.

Valéria era uma menina que respeitava muito a Terra.

Valéria passeava no vale verde, que era um local alegre, com um riacho que corria de pedra em pedra. Correndo, ele contou que todas as fábricas da região ali deitavam o cobre, o chumbo, o zinho e todas as coisas ruins que estragavam as suas águas.

E então Valeria perguntou a todos:

-São os homens que poluem o ambiente?

-Sim Valeria, estes homens não sabem o que fazem.

Eles tiveram uma longa conversa sobre a poluição e chegaram todos a uma conclusão: Eles todos estavam a ser poluídos pelos homens.

Então Valéria mandou uma mensagem, através da natureza, para todas as crianças de todas as raças, de todos os continentes, de todo o mundo, a pedir-lhes para não poluírem o mundo quando fossem grandes, para cuidarem bem da natureza e fazerem um mundo melhor e muito mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário