sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Mundial da Água




O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de Março. A data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.

As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e afetam os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.

Ban Ki-moon afirmou que 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água, e o Dia Mundial da Água é dedicado a destacar os esforços conjuntos necessários para garantir uma fatia justa para as pessoas e o planeta.


A água doce é escassa. 97.5% da água do Planeta encontra-se nos oceanos (água salgada) enquanto 2.5% corresponde a água doce. Da água doce existente no planeta cerca de 68.7% encontra-se sob a forma de neve e gelo, 30.9% corresponde a água subterrânea e 0.4% encontra-se nos rios e lagos.
 
A água é uma substância preciosa: sem água não há vida. Todos os seres vivos, inclusive o Homem, precisam de água com qualidade, para serem saudáveis, para a produção de alimentos e para muitos usos industriais e agrícolas.

Temos que a poupar porque é um bem que pode escassear no futuro. Estas são algumas regras que tens que observar no dia a dia:


Quando lavamos os dentes devemos fechar a torneira.
 
    Em vez de um banho de imersão devemos tomar um duche de 5 minutos.
    Devemos aproveitar a água da chuva e a de lavar os alimentos para regar as plantas.
    Não devemos poluir a água, porque menos de 1% é potável.

     

    Recorda o ciclo da água


     

    quinta-feira, 21 de março de 2013

    A Primavera já chegou à nossa sala

    Os nossos ninhos






    A nossa árvore




    Chegou a Primavera




    Está aí a Primavera! Chegou às 5h14 e vai ficar por cá durante 92 dias. Hoje, o dia e a noite têm exatamente a mesma duração, mas, a partir de agora, os dias vão ficar maiores.

    Em termos astronómicos, o início da Primavera é definido pelo momento em que ocorre o equinócio boreal no hemisfério Norte ou o equinócio austral no hemisfério Sul, fenómenos que não acontecem sempre à mesma hora.

     
     
     
     

    quarta-feira, 20 de março de 2013

    Como fazer uma criança feliz


    Ouvir histórias dos pais em pequeninos, especialmente as menos edificantes em que eles se portaram mal.
    Andar de elétrico ou de comboio. Vale a pena tirar uma manhã para brincar aos turistas com os seus filhos.

    Andar de barco no rio ou no mar tem sempre o sabor de aventura.


    Fazer um piquenique. Não é preciso muitos preparos, basta umas sandes, uns sumos, uma toalha, ou uma manta e um sítio bonito.




    Ensine as suas crianças a fazer tricot ou croché.

    Organize uma caça ao tesouro.

    Organize a festa de batizado das bonecas da sua filha.

    Deixe que os seus filhos vistam as roupas dos adultos da família. Permita que calcem os sapatos de salto alto. Depois, é só deixar voar a imaginação e tudo pode acontecer: uma peça de teatro, um programa de televisão, uma passagem de modelos, um banquete de reis e rainhas, um espetáculo de circo...
     

    Organize com os seus filhos o álbum de família ao mesmo tempo que vai contando as histórias e descrevendo os momentos mais significativos. Não se esqueça de escrever as legendas. Pode também incluir desenhos.



    Num dia de chuva, daqueles em que apetece ficar em casa, pode estimular a escrita de poemas. Peça aos seus filhos para escolherem uma série de palavras que rimem e depois é só construir aos versos.



      

    Dia Mundial da Felicidade




    O Dia Internacional da Felicidade é comemorado pela primeira vez esta quarta-feira, em todo o mundo. A data de 20 de Março, estabelecida em 2012 pela ONU, pretende reconhecer a felicidade e do bem-estar como objetivos universais para a vida humanidade.

     O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, espera que neste dia seja "reforçado o compromisso para com o desenvolvimento inclusivo e sustentável do ser humano" e que sejam "renovadas as nossas garantias para ajudar os outros".
     
    "Quando contribuímos para um bem comum, nós próprios enriquecemos. A compaixão promove a felicidade e vai ajudar-nos a construir o futuro que desejamos", acrescentou o responsável, no site oficial da organização, numa mensagem dedicada a este dia.

     

    Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida.

    Fernando Pessoa

    "Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário."
    Fernando Pessoa

    terça-feira, 19 de março de 2013

    DIA DOS PAIS





     
    PÊ de Pai

    Um pai é mesmo uma pessoa muito especial.
     
    Capaz de se dobrar, desdobrar, encolher e esticar… um pai transforma-se, num passe de mágica, nos objetos mais incríveis. 
     
    Ou será que nunca repararam nos pais transformados que andam por aí?
     
    Pais-cabides, pais-ambulâncias, pais-aviões, pais-sofás, pais-escadotes, pais-travões…
     
    Basta abrir os olhos e observar.
     
    Um livro que olha de perto a relação de cumplicidade entre pai e filho. 
     
    E que convida filhos e pais a descobrirem-se juntos ao virar de cada página.

      
    Pegadas

    «Anda mais devagarinho, Papá,»
    Disse uma criança pequenina.
    «Estou a seguir as tuas passadas
    E não quero cair.
     
    Às vezes os teus passos são muito rápidos,
    Às vezes são difíceis de ver;
    Por isso, anda mais devagarinho, Papá,
    Porque me estás a guiar.
     
    Um dia, quando eu já for crescido,
    Tu és aquilo que eu quero ser;
    Então terei uma criança
    Que me vai querer seguir.
     
    E eu vou querer guiar direitinho,
    E saber que estava certo;
    Por isso, anda mais devagarinho, Papá
    Porque eu tenho que te seguir.»
     

    "Base da educação é o afeto e o amor sem condições, para que a criança cresça segura. Sem esse amor, não haverá confiança nem em si nem nos outros nem na realidade, de tal modo que o que poderá sobrar é a violência da destruição: como amar, se não se foi amado, como entregar-se confiadamente à construção de si e do mundo, se a confiança de base não foi assegurada e a realidade apareceu, desde o início, desfavorável e agressiva?"
    Autor - Borges , Anselmo Fonte: Diário de Notícias / 20070318

    Conselhos aos Pais

    A pior traição que podemos cometer perante o moço que se aproxima para que lhe digamos a Verdade é ocultar-lhe que para nós essa verdade se encontra tão longínqua e velada como a ele se apresenta. Se lhe damos por certeza o que se mostra duvidoso enganamos a confiança que o levou a dirigir-se-nos; se lhe não fizermos ver todas as fendas dos paços reais arriscamos a sua e a nossa alma a um desastre que nenhum tempo futuro poderá reparar.
    Os que julgou mais nobres enganaram-no; era cego, pediu guia e levaram-no ao abismo; nunca mais a sua mão se estenderá aberta e franca a mãos humanas.
    Quanto a nós mesmos, que valor tem a causa se para lhe darmos dinamismo a deformamos, a mergulhamos em parte na sombra?
    Não é nosso ideal, e por isso lutamos, formar os bandos inconscientes e os prontos cadáveres que às nossas ordens obedeçam; salvar-se-á o mundo pelos espíritos claros, tenazes ante o certo, ante o incerto corajosos; só eles sabem medir no seu justo valor e vencer galhardamente toda a barreira levantada; só eles encontram, como base do ser, a marcha calma e a energia inesgotável. É ilusória toda a reforma do coletivo que se não apoie numa renovação individual; ameaça ruína a todo o movimento que tornarem possível a ignorância e a ilusão. Acima de tudo, coloquemos a franqueza e os abertos corações; das dúvidas que se juntam podem surgir as fórmulas melhores; vem mais lento o triunfo, mas vem mais sólido; a ninguém se arrastou, todos chegaram por seu pé.

    Agostinho da Silva, in "Considerações"
     

     
    Pai, Quero que Saibas

    É o teu rosto que encontro. Contra nós, cresce a manhã, o dia, cresce uma luz fina. Olho-te nos olhos. Sim, quero que saibas, não te posso esconder, ainda há uma luz fina sobre tudo isto. Tudo se resume a uma luz fina a recordar-me todo o silêncio desse silêncio que calaste, Pai. Quero que saibas, cresce uma luz fina sobre mim que sou sombra, luz fina a recortar-me de mim, ténue, sombra apenas. Não te posso esconder, depois de ti, ainda há tudo isto, toda esta sombra e o silêncio e a luz fina que agora és.

    José Luís Peixoto, in "Morreste-me" 

    quarta-feira, 13 de março de 2013

    Uma amizade invulgar



    Era uma vez um rapaz chamado Rafael que vivia numa aldeia. O Rafael já tinha pedido muitas vezes à mãe e ao pai para passar a viver uma aventura com os peixes no Oceanário. Um dia a mãe disse ao filho que daí a duas semanas iriam ao Oceanário ver muitos peixes. O rapaz achava que duas semanas era muito tempo, mas ele aguentou. Então no dia 7 de Junho de 2013 foram ao Oceanário. No Oceanário  viram baleias, raias, xarocos etc.. Depois o rapaz disse ao pai:
    - Pai, aquele peixe que está ali ao fundo não pára de olhar para mim.
    -Pois, tu és bonito.
    -Será que ele se quer tornar meu amigo?
    - Achas que um rapaz pode ser amigo de um peixe?
    -Sim, eu quero tornar-me amigo dele.
    Voltaram para casa já tarde. Mas, a partir desse dia, o rapaz ficou sempre a pensar naquele peixe de quem gostava tanto de se tornar amigo.
    Um dia o rapaz disse aos pais que ia passear, mas foi ter com o peixe ao Oceanário. Os pais foram procurá-lo porque já era tarde e ele ainda não tinha regressado a casa. Porém, os pais tiveram que voltar para casa sem o seu filho, pois, apesar de o terem procurado por todo o lado não o encontraram. Pensaram até que tivesse sido raptado e comunicaram à polícia o seu desaparecimento.
    Quando o rapaz decidiu ir visitar os seus pais, eles disseram-lhe:
    - Podes ficar com o teu amigo.
    - Obrigado pela vossa compreensão
    Depois despediram-se.

    Beatriz Francisco